Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marinha diz que 900 toneladas de óleo foram retiradas do Nordeste

Dano ambiental atinge atividade pesqueira

Repórter Nacional

No AR em 22/10/2019 - 07:00

O petróleo atingiu mais de 200 localidades. Foram encontradas manchas de óleo em uma extensão que vai do município maranhense de Cururupu, já próximo ao estado do Pará, até a Baia de Todos os Santos, em Salvador, lugar mais ao sul do Nordeste.

Na última quarta-feira, a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, afirmou que está fazendo o levantamento das áreas de pesca prejudicadas para solicitar ao INSS a antecipação do pagamento do seguro defeso para pescadores atingidos pelo vazamento de óleo.

Marizelha Lopes, pescadora da Colônia Z4 da Ilha de Maré, na Baía de Todos os Santos, em Salvador, relata os impactos na vida da comunidade. Ela também é do Movimento Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais, e fala, emocionada, sobre os perigos à saúde de quem está nas áreas atingidas.

Até o fechamento desta reportagem, o INSS não se manifestou sobre a possibilidade de antecipar o seguro defeso para pescadores de áreas atingidas pelas manchas de óleo.

O benefício é concedido ao pescador profissional artesanal , que recebe um salário para se sustentar durante o período que fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies.

De acordo com a Marinha, pelo desconhecimento da origem do incidente, não se pode determinar por quanto tempo ainda persistirão as ocorrências de manchas no litoral do Nordeste.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (22):

Outros destaques desta edição:

- Reforma da Previdência deve ser votada hoje no plenário do Senado

- Escolha do líder do PSL agita Câmara, com apresentação de seis listas

- Presidente Bolsonaro já está na Ásia. Busca novas parcerias comerciais e investimentos no Brasil

 

Criado em 22/10/2019 - 09:31

Mais do programa