Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obras de reassentamento estão em fase inicial em Mariana - MG

Já faz quase 4 anos do rompimento da barragem do Fundão

Repórter Nacional

No AR em 15/10/2019 - 09:40

Já faz quase 4 anos do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, e as obras de reassentamento das populações atingidas ainda estão em fase inicial, no caso de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distrito e subdistrito de Mariana. No caso de Gesteira, distrito de Barra Longa, a obra ainda nem começou.

A principal comunidade atingida pelo rompimento da barragem das empresas Samarco, Vale e BHP foi Bento Rodrigues, onde 19 pessoas morreram soterradas pela lama. A comunidade está sendo reconstruída do zero a apenas 9 km de Mariana.

Um enorme canteiro de obras ocupa 98 hectares onde ficava uma plantação de eucalipto de uma indústria de celulose. O novo local foi escolhido pelos atingidos pela tragédia, e a disposição das casas deve respeitar a urbanização da antiga Bento Rodrigues, que ficou submersa na lama.

A reconstrução da comunidade, segundo o gerente do reassentamento, Emerson Viana, está 35% concluída.

A terraplanagem está pronta e a infraestrutura chegou a 85% do total, mas apenas 22 das 225 casas da nova Bento Rodrigues começaram a ser erguidas.

A Justiça determinou que o reassentamento seja entregue até agosto de 2020. Caso contrário, a Fundação Renova, criada pelas mineradoras para gerir a recuperação ambiental e os reassentamentos, pagará uma multa para cada dia de atraso.

Já o reassentamento de Paracatu de Baixo, localidade também destruída pelos rejeitos, está em uma fase ainda mais inicial do que Bento Rodrigues. Segundo o gerente de obras, Marcello Lucena, 20% do projeto foram concluídos. A construção está na fase de terraplanagem e eles ainda não começaram a erguer as 126 casas planejadas. Dos 117 lotes previstos, apenas 27 estão prontos esperando a liberação da prefeitura.

Mas o reassentamento mais distante de ser contruído é o da comunidade de Gesteira, do município de Barra Longa. Neste caso, as obras ainda não começaram. A professora Simone Silva tinha um lote em Gesteira, onde ainda moravam outros familiares, que vieram a falecer um tempo após o rompimento. Ela conta que a Fundação Renova tem se negado a aceitar algumas diretrizes que a comunidade impôs para o reassentamento.

A Fundação Renova argumenta que obras dessas dimensões, feitas em conjunto com comunidades inteiras, levam mais tempo para serem executadas e apresentam imprevistos pela própria dinâmica do processo de participação popular. Sobre a comunidade de Gesteira, a Fundação diz que, em agosto deste ano, foram iniciadas as discussões das diretrizes do reassentamento e, por isso, aguarda a definição do projeto pela comunidade.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (15):

 

Outros destaques desta edição:

- Em reunião no Planalto presidente Jair Bolsonaro debateu situação do PSL

- Governo vai liberar mais de 7 BILHÕES de reais, a partir de recursos do petróleo

- Receita Federal paga hoje as restituições do quinto lote do Imposto de Renda 2019

- Na Câmara, a CCJ deve votar nesta terça-feira proposta que permite prisão após segunda instância

- Presidente da Turquia diz que vai impedir saída de extremistas do Estado Islâmico da Síria

Criado em 15/10/2019 - 09:48

Mais do programa