Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Convenção sobre os Direitos da Criança completa hoje 30 anos

Um dos principais desafios é a prevenção do suicídio, 3º maior causa de morte de adolescentes entre 15 e 19 anos em todo o mundo

Repórter Nacional

No AR em 20/11/2019 - 08:51

Há 30 anos, crianças e adolescentes de todo o mundo ganhavam um tratado que assegurava o direito a ter direitos. Em 20 de novembro de 1989, 196 países assinaram a Convenção Sobre os Direitos da Criança, documento mais ratificado da história.

Décadas atrás, os grandes desafios eram, por exemplo, a mortalidade infantil, crianças fora da escola e a violência. Atualmente, esses enfrentamentos continuam, mas as crianças também passam por novos problemas que vão desde as mudanças climáticas, o mau uso da internet, até problemas mentais.

Alguns temas são ainda um tabu. É o caso do suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa é a 3ª maior causa de morte de adolescentes entre 15 e 19 anos e ocorre tanto em países pobres, quanto em países ricos. No Brasil, nos últimos 10 anos, o número de suicídios na faixa etária entre 10 e 19 anos passou de 714 para 1.047.

O coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Mário Volpi, aponta que os maiores índices brasileiros de suicídio entre crianças e adolescentes ocorrem na população indígena.

A adolescente Nívia Maria tem 18 anos e é moradora da comunidade do Coque no Recife, Pernambuco. Ela conhece adolescentes que já tentaram tirar a própria vida. Para ela, a sociedade tenta impor padrões que o adolescente muitas vezes não consegue suportar e isso deve ser falado dentro das escolas.

O Unicef ainda estuda dados e reúne informações sobre esse problema que atinge crianças e adolescentes em todo o mundo.

No relatório lançado neste mês, por ocasião dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, uma das saídas apontadas é o investimento nas janelas de oportunidade que são a primeira infância e a adolescência. 

A entidade acredita que se existir investimentos e respeito aos direitos principalmente nessas faixas etárias, muitos problemas graves como o suicídio, serão minimizados.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta -feira (20):

Outros destaques desta edição:

-  Presidente Jair Bolsonaro deixa o PSL para fundar o partido Aliança Pelo Brasil

-  Tecnologia 5G entra no programa de privatização do governo federal      

-  Senado aprova PEC Paralela da Previdência em segundo turno

-  CCJ da Câmara aprova redação final de aposentadoria dos militares

Criado em 20/11/2019 - 09:06

Mais do programa