Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa aposta em inclusão de 50 milhões de pessoas no atendimento primário de saúde

Serão investido 2 bilhões de reais para melhorar o atendimento primário em municípios brasileiros

Repórter Nacional

No AR em 13/11/2019 - 08:46

Programa Previne Brasil aposta em inclusão de 50 milhões de pessoas no atendimento primário de saúde. A proposta foi apresentada pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, nessa terça feira (12). 

O ministro afirmou que a iniciativa visa o financiamento da atenção primária à saúde, para ampliar o acesso da população mais carente a consultas públicas, exames e outros serviços ofertados na rede pública. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o dinheiro investido no programa não afetará o orçamento da União. O capital será realocado da própria verba do ministério, que segundo Mandetta, antes era gasta com políticas públicas ineficientes. 

Mandetta acrescentou que, pelo programa Previne Brasil, o investimento na saúde básica vai acontecer não mais pela média da população, como acontece desde a criação do Sistema Único de Saúde, SUS, há 30 anos, e sim por produtividade.

O município terá que cadastrar os usuários dos SUS nos Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB) e registrar os tipos de serviços mais utilizados pelos pacientes. A ideia é evitar que a população recorra as emergências dos hospitais para tratar de doenças que seriam prevenidas na atenção primária. Assim, o Ministério poderá alocar os recursos de acordo com a necessidade dos municípios.

Luiz Henrique Mandetta adiantou que o próximo passo será o anúncio da capacitação de quase 260 mil técnicos em saúde básica, para atuar em saúde da família, em todo o país. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (13):

 

Outros destaques desta edição:

- Sob forte esquema de segurança, começa hoje em Brasília, reunião de representantes do BRICS    

- Presidente Jair Bolsonaro anuncia saída do PSL

- PEC da prisão em segunda instância é discutida na CCJ da Câmara

- Gabaritos do Enem estarão disponíveis hoje

Criado em 13/11/2019 - 08:52

Mais do programa