Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reunião do BRICS começou com encontro bilateral e assinatura de acordos entre Brasil e China

Os acordos assinados foram nas áreas da política, economia, comércio, saúde e agricultura

Repórter Nacional

No AR em 14/11/2019 - 09:29

Reunião do BRICS começou com encontro bilateral e assinatura de acordos entre Brasil e China. Foram assinados oito acordos, entre tratados, memorandos, planos de ação e protocolos.

Após a assinatura dos atos, o Presidente Jair Bolsonaro citou a China como parte do futuro do Brasil e lembrou que o país é o maior parceiro comercial do Brasil.

O presidente chinês, Xi Jinping, agradeceu a recepção no Brasil e destacou que este encontro é uma continuidade do último que teve com Bolsonaro, na China, em outubro, durante a viagem à Ásia e ao Oriente Médio. O presidente da China ainda lembrou que os dois países são os maiores mercados emergentes, no mundo.

Entre os dois países, foi assinado um acordo que vai permitir a transferência de pessoa condenada para o território da outra, para cumprir a pena do país que a enviou. Há a previsão de compartilhamento de boas práticas na infraestrutura de trânsito, um protocolo sanitário para a importação de pera da China para o Brasil, de exportação do melão brasileiro à China e também o fortalecimento da parceria agrícola entre os dois países.

Ainda foram assinados termos nas áreas de saúde, serviços, investimentos. Na área cultural foi acordada a divulgação de filmes de cada país em festivais de cinema nos dois territórios.

  Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta -feira (14):

 

Outros destaques desta edição:

- Líderes dos países do BRICS se reúnem hoje no último dia do encontro do bloco          

- Grupo de apoiadores de Juan Guaidó deixa embaixada da Venezuela no Brasil, depois de 13 horas de ocupação

- Bombeiros encontram corpo de mais uma vítima do rompimento de barragem em Brumadinho

Criado em 14/11/2019 - 09:43

Mais do programa