Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sob forte esquema de segurança, reunião de representantes do Brics começa hoje em Brasília   

Os cinco países que compõem os BRICS somam 41% da população mundial

Repórter Nacional

No AR em 13/11/2019 - 08:33

Líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países integrantes do Bricsse reúnem nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), em Brasília.  O bloco foi criado há 13 anos para estimular a cooperação entre as principais economias emergentes do planeta.

O cientista político especialista em relações internacionais, Creomar de Souza, avalia que será uma oportunidade para fazer avançar a integração econômica entre os países.

Já o professor de relações internacionais da Faculdade Rio Branco, Pedro Costa Júnior, pondera que o alinhamento do Brasil com os Estados Unidos pode trazer dificuldades na relação com Rússia e China.

Ampliar o acesso do Brasil ao Banco de Desenvolvimento do bloco, criado para oferecer crédito barato aos integrantes, é um dos objetivos do Brasil no atual momento do Brics.

A  Confederação Nacional das Indústrias do Brasil (CNI) defende, na atual cúpula, a redução das barreiras tarifárias ou sanitárias para os produtos brasileiros. Por outro lado, segundo os especialistas ouvidos, os Russos e Chineses querem aumentar a presença de produtos industrializados no mercado brasileiro. Para o cientista político Pedro Costa Júnior, é preciso ceder para avançar em propostas que interessam aos empresários brasileiros.

Atualmente, os cinco países que compõem o Brics somam 41% da população mundial, ou cerca de 3,1 bilhões de pessoas.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (13):

 

Outros destaques desta edição:

- Presidente Jair Bolsonaro anuncia saída do PSL

- PEC da prisão em segunda instância é discutida na CCJ da Câmara

- Programa Previne Brasil aposta em inclusão de 50 milhões de pessoas no atendimento primário de saúde

- Gabaritos do Enem estarão disponíveis hoje

Tags:  brics 2019

Criado em 13/11/2019 - 08:45

Mais do programa