Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais da metade dos brasileiros não têm tratamento de esgoto em casa

É o que mostram os números reunidos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, lançado nessa terça-feira pelo Governo federal

Repórter Nacional

No AR em 11/12/2019 - 08:31

105 milhões de habitantes, a metade da população brasileira, não têm tratamento de esgoto em casa. O dado é considerado preocupante pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que lançou, nesta terça-feira (10), o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Os números se referem a 2018 e já consideram um aumento de quase 2% em relação ao ano anterior. O ministro Gustavo Canutto afirmou que a situação ainda afeta outros setores, como a saúde pública.

Sobre o assunto, tramita no Congresso Nacional um projeto que prevê o marco legal do saneamento básico. A proposta estabelece um prazo para que os serviços de saneamento sejam licitados obrigatoriamente, em estados e municípios. Podem concorrer tanto as empresas públicas como as privadas. O ministro Canutto fez um apelo aos parlamentares, para que aprovem a medida.

Todos os dados divulgados no SNIS estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda mostram que apenas 46% do esgoto coletado, no Brasil, é tratado. Quanto à drenagem e manejo da água das chuvas, o sistema mostra que 67% das cidades brasileiras não possuem um mapeamento de áreas de risco de inundações urbanas.

Em 2018, mais de 3% das residências brasileiras estiveram em risco. E 15 municípios brasileiros estavam com metade das casas com risco de inundação.

Em relação à coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana, os números mostram que, no ano passado, 75% da população brasileira teve o lixo, gerado nas residências e nas ruas, encaminhado para aterros sanitários.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (10):

Outros destaques desta edição:

- Governo federal quer regularizar 600 mil posses rurais até 2022         

- TSE cassa mandato da senadora Selma Arruda, do Mato Grosso, por abuso de poder econômico

- Diplomas terão versão digital com custo 80% menor

Criado em 11/12/2019 - 08:46

Mais do programa