Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC lança programa que incentiva a leitura no ambiente familiar

O programa é parte da Política Nacional de Alfabetização

Repórter Nacional

No AR em 05/12/2019 - 18:00

A ação pretende incentivar a leitura no ambiente familiar, para que as crianças já cheguem preparadas para os primeiros anos na escola. O programa vai usar as técnicas da chamada literacia familiar baseada na interação entre pais e filhos por meio de brincadeiras, conversas e leitura em voz alta, desenvolvendo as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. Essas técnicas podem começar cedo, desde a gravidez.

No projeto serão disponibilizados materiais virtuais, que vão exemplificar as melhores técnicas que podem ser adotadas, tanto em casa, como também nas escolas de todo o Brasil.

Segundo o MEC, 45 milhões de reais serão destinados para o programa, e devem ser usados na criação de 5 mil espaços, chamados de -Cantinho Conta Pra Mim-, onde a criança terá acesso a uma mini biblioteca com livros de conteúdo infantil. Os recursos também serão utilizados para a elaboração do material, e para o pagamento de professores e tutores que vão participar da iniciativa. Esses locais vão funcionar em creches, pré-escolas, museus e também bibliotecas, e devem estar prontos até o fim de 2020.

Ainda segundo o MEC, os espaços vão ser destinados a famílias de baixa renda, que recebam o bolsa família e tenham crianças de 3 a 5 anos de idade. A previsão do governo é de que um milhão de crianças sejam beneficiadas com o programa em todo o Brasil.

As ilustrações do programa vão ser feitas pela Instituto Maurício de Souza, criador dos personagens da Turma da Mônica e serão enviadas às escolas que aderirem ao programa. A adesão de Estados e Municípios ao Conta Pra Mim deve ocorrer a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Clique e confira esta e outras notícias:

Tags:  leitura

Criado em 05/12/2019 - 20:28

Mais do programa