Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Decreto que reconhece situação de emergência em Minas Gerais será publicado hoje no DOU   

O decreto reconhece situação de emergência em 47 municípios

Repórter Nacional

No AR em 27/01/2020 - 07:44

Nesta segunda-feira (27), o Ministério do Desenvolvimento Regional vai publicar no diário oficial da União, o decreto que reconhece a situação de emergência em 47 cidades de Minas Gerais, por conta das chuvas. Com isso, os municípios terão acesso a recursos federais para ações de socorro e assistência à população.

A medida foi tomada nesse domingo, pouco antes de o ministro Gustavo Canuto sobrevoar o estado e se reunir com o governador mineiro, Romeu Zema, para discutir formas de apoio federal. Após o encontro, o ministro informou que o Governo Federal tem R$ 90 milhões, para liberação imediata aos municípios atingidos pelas chuvas. Além disso, ele afirmou que as prefeituras poderão fazer demandas diretamente à pasta e anunciou medidas que o governo federal vem tomando.

Durante viagem oficial à índia, o Presidente Jair Bolsonaro disse que vem conversando com o presidente em exercício, Hamilton Mourão e o ministro Canuto. Segundo Bolsonaro, o governo federal está atuando dentro das possibilidades, apesar de serem muitas áreas atingidas.

Em Minas Gerais, o número de desabrigados e desalojados já passou dos 17mil, em 58 cidades afetadas.

No Espírito Santo, a situação também preocupa, já que mais de 8 mil pessoas estão fora de casa. A maior parte, nos municípios de Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, que já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Cidadania.

Ainda no estado, pelo menos nove pessoas morreram, até esse domingo e três estavam desaparecidas. O ministro Gustavo Canuto também sobrevoou as regiões mais afetadas no Espírito Santo, no domingo e, depois, se reuniu com o governador, Renato Casagrande.

No Espírito Santo, a defesa Civil continua empregando plano de alerta máximo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo, principalmente nas áreas da Serra Capixaba, a Região Metropolitana, Litoral Sul e região Central do estado.

O Ministério dos Direitos Humanos passou a disponibilizar o disque 100 para atender vítimas das chuvas em todo o país. O canal vai receber pedidos de ajuda, busca por socorro e registro de pessoas desaparecidas. As ligações são de graça e podem ser feitas de qualquer parte do Brasil.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (27):

 

Outros destaques desta edição:

- Presidente Jair Bolsonaro participa de café da manhã com empresários na Índia, e deve embarcar nesta segunda-feira de volta ao Brasil

- Cerca de Duzentos sobreviventes participam de Cerimônia que marca os 75 anos de libertação do campo de Auswvitz

- Casos de coronavirus se multiplicam e já são 2700 mil

Criado em 27/01/2020 - 08:33

Mais do programa