Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus

A organização fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suíça, após uma reunião com especialistas

Repórter Nacional

No AR em 30/01/2020 - 18:00

A Organização Mundial de Saúde declarou nesta quinta-feira Emergência de saúde pública de importância internacional por conta do coronavírus. Isso eleva o alerta mundial em relação ao coronavírus e indica que novas orientações devem ser anunciadas pela OMS. A organização fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suíça, após uma reunião com especialistas. 

No Brasil, o anúncio da OMS foi informado aos jornalistas durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. O Secretario de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, informou que o Brasil só mudará sua classificação de risco se algum caso for confirmado. Existem 3 níveis de alerta, hoje estamos no segundo, de perigo iminente para coronavírus. 

Até agora, no Brasil, foram notificadas 43 ocorrências que podem ter ligação ao coronavírus. Nove casos estão classificados como suspeitos. Apesar do número de casos suspeitos permanecer em nove, houve mudança nos Estados onde ocorreram notificações. Cinco casos - no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina foram descartados. Mas cinco novas suspeitas foram incluídas para investigação no Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Entrou nessa conta um caso que havia sido excluído no Rio Grande do Sul. 

Dados divulgados pela OMS apontam que mais de 7.800 casos foram confirmados no mundo, dos quais masi de 7.700 estão na China. Até o momento, 1.370 situações são consideradas graves, e pelo menos 208 pessoas morreram no país asiático em decorrência da doença. Fora da China a Organização Mundial da Saúde confirma mais de 80 casos de contaminação em 18 países do mundo. 

Ouça também:

- Temendo epidemia, Rússia fecha fronteira com a China 

- Fiocruz recebe material genético para testar corona virus

-  Presidente Jair Bolsonaro anuncia liberação de R$ 1 bilhão para 123 municípios da região sudeste afetados pelas chuvas

Criado em 30/01/2020 - 21:08

Mais do programa