Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Após críticas para suspender contrato de trabalho, governo planeja nova MP

A medida provisória, publicada nessa segunda-feira (23), teve trecho que tratava de suspensão de contrato de trabalho revogado

Repórter Nacional

No AR em 24/03/2020 - 07:04

Após anunciar a revogação da medida que permitia a suspenão do contrato de trabalho, por até 4 meses, sem salário. Governo diz que trabalha em novo texto, com contrapartida do Estado para o trabalhador. 

A nova medida provisória (MP) deve substituir o artigo 18 do texto publicado nessa segunda-feira (23), que previa a suspensão do contrato de trabalho. A medida original também determinava que o empregador teria que oferecer um curso de capacitação ao empregado, durante o período de suspensão. 

Horas depois de publicar a MP, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a revogação do dispositivo. Questionado sobre o motivo da mudança, o secretário-especial de Previdência e Trabalho do governo, Bruno Bianco, disse que houve uma má interpretação.

Bruno Bianco alegou que o governo iria apresentar, em breve, uma contrapartida para os trabalhadores que tivessem o contrato suspenso. Como isso não teria ficado entendido, o governo decidiu revogar a medida e já trabalha em uma nova proposta para suspender o contrato de trabalho, com uma contrapartida paga pelo Estado.

A medida provisória publicada nessa segunda-feira prevê, entre outras mudanças, a antecipação de férias e feriados para o período que durar a pandemia; férias coletivas; a suspensão do pagamento do FGTS, por três meses; e, para as empresas que suspenderem as atividades, a criação de um banco de horas para ser pago pelo empregado, em até 18 meses, após o fim do estado de calamidade pública.

Segundo o governo, as medidas contribuem para a preservação do emprego e da renda.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (24):

 

Outros destaques desta edição:

-Presidente Jair Bolsonaro anuncia pacote de ajuda a estados e municípios no valor de 88 bilhões de reais
-Governo Federal revoga artigo e publica nova MP prevendo compensação para trabalhadores que contrato for suspenso
 -Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Davi Uip, testa positivo para a doença. Após resultado, governador João Dória faz exames e também está em isolamento
-Brasil registra 34 mortes e mais de Mil e oitocentos casos da covid-19

 

Criado em 24/03/2020 - 08:05

Mais do programa