Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo federal anuncia medidas para reduzir impacto do Covid-19

O governo também confirmou que dois ministros tiveram resultado positivo para o novo coronavírus

Repórter Nacional

No AR em 18/03/2020 - 18:00

O presidente Jair Bolsonaro e seis ministros concederam uma entrevista coletiva sobre a pandemia do novo coronavírus. Chamou a atenção o fato de todos os representantes do governo aparecerem de máscaras, assim como todos os assessores e alguns profissionais de imprensa. O governo confirmou que mais dois ministros tiveram resultado positivo para o novo coronavírus: Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia.

A primeira morte por coronavírus no país, anunciada ontem, foi de um homem que não chegou a entrar em nenhum estatística oficial, porque não chegou a fazer o exame para detectar a presença do vírus enquanto estava vivo. Na segunda-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesius, já havia orientado as autoridades de saúde para que toda a população fosse testada e os que estivessem com covid-19 ficassem isolados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, contestou essa recomendação. Disse que o protocolo em casos de epidemia é testar os primeiros e, depois, fazer a contagem por amostragem.

O governo anunciou, ainda, a adoção de algumas medidas. Entre elas, a fabricação de álcool em gel por laboratórios militares; a possibilidade de usar imóveis ainda não entregues do programa Minha Casa Minha Vida para fazer o confinamento de pessoas infectadas; restrições nas visitas a presídios federais e ajuda para presídios estaduais; combate à prática de preços abusivos e socorro ao setor aéreo, incluindo grandes e pequenas empresas, e concessionárias que administram aeroportos.

Outras medidas pretendem garantir a manutenção de empregos durante pelo menos os próximos três meses, como a permissão para que empresas paguem o FGTS e o Simples Nacional; a liberação de 15 bilhões de reais para ajudar as empresas, sendo 5 bilhões por mês; e a inclusão dos trabalhadores autônomos no cadastro único, para receberem auxílio no valor de 200 reais por mês.

Ouça também:

- São Paulo confirma mais duas mortes por coronavírus

- Estados fecham shoppings na tentativa de conter o avanço da doença  

- Dois ministros e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre testam positivo para o covid19

- Europa supera a Ásia em número de mortes provocada pelo novo coronavírus

Criado em 18/03/2020 - 19:28

Mais do programa