Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministro Luiz Fux é eleito novo presidente do STF

A partir do dia 10 de setembro

Repórter Nacional

No AR em 26/06/2020 - 08:57

O ministro Luiz Fux será o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, STF, a partir do dia 10 de setembro. Fux foi eleito em plenário virtual, nessa quinta-feira, com 10 dos 11 votos dos ministros. O mandato do presidente da mais alta corte do país é de 2 anos.

No STF, a tradição é que o mais antigo membro da corte, que ainda não tenha presidido o tribunal, assuma a presidência. Pela fila, é a vez de Luiz Fux. A eleição simbólica foi realizada de forma antecipada para facilitar o processo de transição no período de pandemia.

Fux afirmou que vai se empenhar em prol dos valores republicanos e da luta pela democracia.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, presente na sessão, parabenizou o novo presidente da corte e disse que o STF seguirá protegendo a Constituição.

Já o Procurador Geral da República, Augusto Aras, desejou a Fux o equilíbrio necessário para que a democracia não sofra qualquer tipo de prejuízo.

O ministro Celso de Melo, decano do tribunal, afirmou que o novo presidente e a vice-presidente, ministra Rosa Weber, defenderão a supremacia da ordem constitucional.

Luiz Fux é carioca, tem 67 anos, é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em processo civil. Foi advogado, promotor de justiça, juiz e desembargador no Rio, além de ministro do Superior Tribunal de Justiça por 10 anos. Desde 2011, é ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

A ministra Rosa Weber foi eleita a vice pelo quesito da antiguidade, e pela ordem, será a próxima presidente da Corte após o mandato de Fux.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta sexta-feira (26):

 

Mais destaques dessa edição:

- Ex-presidente do FNDE, professor Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da educação

- Ministro Luiz Fux é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

- Coronavírus: Brasil assume primeiro lugar em número de recuperados da covid-19

-  Auxílio emergencial deve ter novas parcelas de 500, 400 e 300 reais

- Senadores vão votar indenização a profissionais de saúde infectados pelo coronavírus

Criado em 26/06/2020 - 09:15

Mais do programa