Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC prepara retorno às aulas das universidades e dos Institutos Federais

A primeira etapa, que ainda não tem data definida, será por meio remoto e só depois os estudantes voltarão às aulas presenciais

Repórter Nacional

No AR em 02/07/2020 - 09:36

Nesta quarta-feira, o Minstério da Educação (MEC) anunciou internet gratuita para os estudantes de baixa renda das instituições federais de ensino superior e técnico. Também divulgou o Protocolo de Biossegurança para o retorno presencial às aulas.

Inicialmente, a recomendação é que as atividades aconteçam de forma remota. O MEC não define a data para a volta as aulas.

Durante coletiva, em Brasília, o secretário de Educação Superior Wagner Vilas Boas afirmou que o documento é uma orientação.

Para o retorno presencial, as orientações para evitar a disseminação do coronavírus são parecidas com a já adotadas na reabertura de estabelecimentos comerciais, como a aferição da temperatura, uso de máscaras, distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as carteiras.

No caso de estudantes de grupo de risco, a Instituição deve considerar a adoção de estratégias para reposição das atividades, após o fim da pandemia.

O trabalho remoto para servidores do grupo de risco deve ser considerado.

O documento não prevê testagem de funcionários e alunos nas orientação.

Por um período, institutos federais e universidades vão ter que alternar ensino presencial e a distância.

Para garantir a conectividade à estudantes de baixa renda o Mec anunciou que vai oferecer acesso à internet gratuita para os alunos das instituições federais.

Os alunos serão classificados a partir da renda familiar. A previsão do ministério é que o serviço seja oferecido inicialmente para 400 mil pessoas.

O secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, explica que não é internet livre pro aluno usar como quiser. Universidades e institutos federais indicarão os sites e sistemas que devem ser liberados.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) será responsável pela implantação do sistema de acesso. Segundo Nelson Simões, diretor-geral da RNP, a exepectativa é licitar dia 15 de julho e disponibilizar o acesso no início de agosto.

Perguntado sobre como atender alunos de areas ruais sem acesso a sinal de telefonia, o diretor-geral da RNP disse não ter resposta, mas sinalizou algumas possibilidades.

Atualmente a rede federal de ensino é formada por 69  universidades federais e 41 Institutos federais de ensino técnico.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta quinta-feira (2):


Mais destaques dessa edição:

- Câmara confirma adiamento das eleições municipais para novembro

- Inscritos no ENEM preferem adiar as provas para maio do ano que vem

- Quase 56% dos infectados pela Covid19 no país já estão curados

- Mega Sena acumula e vai pagar 27 milhões de reais no sorteio de sábado

 

Criado em 02/07/2020 - 09:55

Mais do programa