Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores pelo mundo monitoram os efeitos do novo coronavírus na natureza

O Ministério do Meio Ambiente informou que ainda não tem estudos sobre os impactos da pandemia para o meio ambiente brasileiro

Repórter Nacional

No AR em 13/07/2020 - 08:23

O pesquisador em Ecologia, Eduardo Santos, fala sobre o interesse da comunidade científica nos impactos no meio ambiente, divido a mudança repentina no comportamento humano, por causa da pandemia de Covid-19.

Menos pessoas, mais animais. É assim que tem ocorrido em Mato Grosso do Sul, como relata o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling.

A maior presença de aves e outros animais não é exclusividade das áreas urbanas.

A marisqueira Célia das Neves captou o canto de um gavião, que já não era mais ouvido nem nos lugares onde a natureza é mais presente. Célia vive na reserva extrativista marinha Mãe Grande, no município paraense de Curuçá, na região do Marajó.

Mudança, também, que pode ser sentida na volta de alguns pescados, cada vez mais raros.

Para o diretor-presidente da Fundtur de Mato Grosso do Sul, as mudanças no meio ambiente podem ser um incremento para o turismo; setor muito impactado pela a pandemia.

O Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do ministério do Turismo, William França, afirma que estudos apontam que, na retomada do setor pós-pandemia, as pessoas vão optar por destinos mais próximos de casa e com a presença da natureza.

A qualidade do ar, melhorou durante confinamento pela Covid-19. Estudo publicado na revista científica ‘Nature Climate Change’ indicou que, no início de abril, as emissões diárias de CO2 cairam 17% no mundo,  mas o isolamento social não conseguiu frear as queimadas e o desmatamento no Brasil.

Segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o número de focos de incêndio no mês de junho aumentou mais de 19%, em relação ao mesmo mês no ano passado. 

O governo federal prepara um decreto que vai proíbir por quatro meses o uso do fogo controlado; técnica usada na preparação da terra para o plantio.

O Ministério do Meio Ambiente informou que ainda não tem estudos sobre os impactos da pandemia para o meio ambiente brasileiro.  

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (13):


Outros destaques desta edição:

- TCU diz que mais de 600 mil pessoas receberam o auxílio emergencial sem ter direito

- Quase 60% dos contaminados por coronavírus no Brasil estão curados

- Multa para quem descumprir uso obrigatório de máscara deve começar hoje, no Rio de Janeiro

Criado em 13/07/2020 - 08:36

Mais do programa