Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comissão do Impeachment no Senado tem bate boca

A reunião vota o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)

A reunião da Comissão Especial do Impeachment  vota o relatório do senador Antônio Anastásia (PSDB-MG) favorável a admissibilidade do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi aberta em meio a bate-boca, que causou a suspensão do debate por cinco minutos. O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), reclamou de uma postagem feita na página do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) com críticas ao documento Uma Ponte para o Futuro, com sugestões do PMDB para um eventual governo de Michel Temer, apoiado pelos tucanos.

 

Lindbergh assumiu a autoria da postagem e as críticas direcionadas ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), um dos defensores do documento dos peemedebistas. O petista explicou que na publicação o PMDB defende a retirada de direito dos trabalhadores e fim da política de valorização do salário mínimo. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) também reagiu e considerou a postagem de Linbergh uma infâmia. Diante da confusão, o presidente da comissão especial, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), a sessão foi suspensa. Em seguida, na sala lotada, pelo menos quatro brigadistas e uma equipe médica entraram para atender a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que teve uma indisposição.

 

Relatório

 

Apesar do tumulto e das polêmicas, a discussão sobre o relatório de Anastásia foi encerrada ontem. Hoje, a reunião é apenas para votação do parecer, antes porém, os líderes dos partidos poderão encaminhar o voto de suas bancadas. Para isso o presidente do colegiado deve conceder 10 minutos para cada, o dobro do tempo regimental.

 

Feita a orientação das bancadas, o próximo passo é a votação propriamente dita do processo que será feita pelo painel eletrônico. Como a sala onde as reuniões estavam sendo realizadas não tem esse recurso , a de hoje foi transferida para a sala da Comissão de Constituição e Justiça.

 

Após o fim da votação, prevista para o início desta tarde, o presidente da comissão anunciará o resultado que deverá ser lido no plenário da Casa na sessão ordinária marcada para as 14h de segunda-feira (9).

 

A leitura marca também a contagem do prazo de 48h para deliberação da fase de admissibilidade do processo no plenário pelos 81 senadores, o que conforme o calendário votado no início dos trabalhos da Comissão Especial, deve ocorrer na quarta-feira (11). Tanto na comissão especial quanto no plenário a votação será por maioria simples, ou seja, metade mais um dos senadores presentes. Se aprovado o parecer de Anastásia no plenário da Casa, a presidenta será notificada e imediatamente afastada do cargo por 180 dias.

 

O Repórter Nacional destaca ainda:


Em solenidade no Palácio do Planalto, Dilma diz que Temer e Cunha são cúmplices
Inflação volta a subir e vai a 0,61 por cento em abril
Aneel suspende canais de atendimento ao cidadão
Ataque a campo de refugiados na Síria deixa mortos e feridos



Criado em 06/05/2016 - 15:41 e atualizado em 06/05/2016 - 15:31

Mais do programa