Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Impeachment: sessão é interrompida após bate-boca de senadores

Gleisi Hoffmann diz que Senado Federal não tem moral para julgar

A sessão começou com meia hora de atraso e um bate-boca entre os senadores fez com que os trabalhos fossem suspensos por alguns minutos.

 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) disse que o processo todo de impeachment era político, que havia uma conspiração contra a presidenta afastada Dilma Rousseff, e que denúncias contra o presidente interino Michel Temer precisavam ser investigadas.  Ao final, falou em falta de moral na Casa e a discussão continuou mesmo com a intervenção do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e dos microfones desligados.

 

“Por isso, eu quero sim, presidente, deixar claro aqui, que esse Congresso, esse Senado da República não tem moral para julgar a presidenta Dilma”, gritou a senadora Gleisi.

 

Já com os ânimos mais calmos, os trabalhos foram retomados. O senador Aécio Neves (PSDB/MG) foi o primeiro a falar e pediu serenidade aos colegas.

 

“Não é adequado ouvirmos aqui de um determinado senador ou senadora que essa Casa não tem autoridade para fazer o que está fazendo. Tem sim. Estamos todos nós aqui investidos da condição de juízes.”, rebateu o senador Aécio.

 

Logo depois houve uma sequência de Questões de Ordem, todas apresentadas por senadores aliados de Dilma. Os pedidos são vários, para suspender o processo na parte relativa as contas de 2015 sob o argumento de que essas contas ainda não foram julgas pelo Congresso; para o arquivamento das denúncias por entender que não houve operação de crédito no caso das chamadas pedaladas fiscais; e questionamentos com relação ao relator, senador Antônio Anastasia (PSDB/MG), do partido favorável ao impeachment. O presidente do Supremo negou todas.

 

Passada essa fase, as testemunhas começarão a ser ouvidas. Primeiro, duas testemunhas de defesa, uma delas é o procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, que chegou a ser trazido para o Senado, mas foi devolvido ao hotel onde as testemunhas estão hospedadas, por causa da demora nas oitivas.

 

O Repórter Nacional destaca ainda:

- INSS paga a partir de hoje primeira parcela do 13º salário
- Juros no cheque especial batem novo recorde: 318,4 % ao ano
- Putin fará jogos alternativos para atletas paralímpicos na Rússia
 - Número de mortos por terremoto na Itália já ultrapassa 240



Criado em 25/08/2016 - 17:26 e atualizado em 25/08/2016 - 17:20

Mais do programa