Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise hídrica no Rio: cenário é ruim, mas tende a melhorar, diz professor

Situação dos reservatórios que abastecem boa parte da Região

Após a grave crise hídrica que assolou o estado do Rio de Janeiro ao longo de 2015, a situação dos reservatórios que abastecem boa parte da Região Metropolitana da capital melhorou.

 

 

O Repórter Rio desta quinta-feira (14) conversou com o coordenador do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Paulo Canedo, que fez uma análise sobre a real situação.

 

 

O professor disse que a população deve estar feliz por estar chovendo, porém, ainda não deve respirar aliviada. Segundo Paulo, com passivo anterior, todo cuidado é pouco.

 

"Estamos em pleno período chuvoso e deveríamos ter 70% do nível dos reservatórios, mas só temos 20%. Portanto, longe de uma situação confortável, mas estamos avançando na boa direção. Outra justificativa para o fato de estarmos com 19% do nível dos reservatórios é a economia de água que se fez.. Não há produção de energia elétrica no Vale do Paraíba. Isso tem um preço: estamos com um custo maior de energia elétrica. Devemos continuar tendo controle de água com economia. Tudo caminha para que, ao final de 2016, larguemos esse processo de crise".

 

Ouça a entrevista no player acima!

 

Indagado sobre medidas para incentivar a economia como fez São Paulo com a distribuição de bônus ele é contrário, dizendo que é um contra-exemplo. Para ele, São Paulo fez má gestão das águas, o que não aconteceu aqui no Rio. Perguntado sobre a conscientização da população nesse processo explicou que todo bem deve ser usado comedidamente: "É assim com a água: é uma questão de educação", disse.

 

 

Repórter Rio vai ao ar de segunda a sexta às 06h e 07h45 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.



Criado em 14/01/2016 - 13:38 e atualizado em 14/01/2016 - 15:23