Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Altas temperaturas e cuidados com a saúde em destaque no Repórter Rio

Alimentação, proteção, hidratação e medicação merecem toda a atenção

Nos últimos dias, a temperatura no Rio de Janeiro tem batido recorde com calor intenso e sensação térmica beirando os 50 graus. Que cuidados a população deve ter nesse período? O que fazer para cuidar da saúde no verão? O Repórter Rio convidou o cardiologista e ex-diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Augusto Bozza, para responder a essas perguntas.

 

Segundo o especialista, são quatro ideias importantes de como se deve proceder nesse período. "Cuidar da alimentação, da proteção, da hidratação, e da medicação quem toma remédio. É importante ainda, nesse período, para quem faz exercício, o uso de roupas adequadas, uso de chapéu, não se expor ao sol por longo tempo, tomar líquidos para se hidratar, não comer comidas pesadas e para quem toma remédios, principalmente hipertensivos que contém diuréticos, devem redobrar a atenção. Roupas leves também compreende cuidados com o sol devido ao câncer de pele".

 

Questionado sobre atividade física para sedentários, Augusto bozza afirmou ser importante e ressaltou que o que deve ser observado é o horário em que vai se praticar. "O mais indicado é de 6h30 às 9h30 ou depois das 6 da tarde, quando o sol está mais ameno.  Uma boa caminhada é uma boa opção também para os sedentários, sempre observando os horários. Quanto à hidratação, a água, água de coco, sucos e até mesmo alguns refrigerantes podem ser ingeridos para repor o líquido perdido".

 

Ouça a entrevista no player acima e acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 9 9710 0537 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.



Criado em 11/02/2016 - 15:00 e atualizado em 11/02/2016 - 15:35