Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Golpe militar de 1964 completa hoje 52 anos

Cientista política fala sobre esse fato histórico e analisa crise

O Repórter Rio desta quinta-feira (31) entrevistou a cientista política e historiadora da Fundação da Casa de Rui Barbosa, Isabel Lustosa, sobre o golpe militar de 64 que completa hoje 52 anos.

 

 Isabel foi taxativa ao ser perguntada sobre qual avaliação faz sobre o fato histórico, se foi golpe ou revolução: "foi golpe militar, com segmentos da sociedade civil contra um governo legítimo". 

 

Questionada por Dylan Araújo sobre o Brasil ter registros históricos contundentes o bastante para dizer que houve uma interferência severa dos direitos civis, para que possa dizer que foi uma ditadura militar, Isabel explicou: "Sim, foi uma ditadura militar, inicialmente menos radical que começou caçando os direitos políticos de várias pessoas importantes da história do Brasil.  O avô do meu filho, o desembargador , Osny Duarte Pereira, um homem nacionalista, foi caçado naquela ocasião, só para dar um exemplo de pessoas que não tinham militância mais viva, que foram caçadas... então foi de fato um golpe militar".

 

Para ouvir a entrevista completa da historiadora, clique no player cima e acesse o portal radios.ebc.com.br>radionacionaldoriodejaneiro>reporter rio. 



Criado em 31/03/2016 - 15:10 e atualizado em 31/03/2016 - 12:52