Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Nacional do Alto Solimões celebra 11 anos no Amazonas

Emissora comemora os avanços gradativos na programação, que hoje chega a transmitir 41 horas por semana de conteúdo local

Repórter Solimões

No AR em 14/12/2017 - 21:22

A Rádio Nacional do Alto Solimões comemora, neste dia 15 de dezembro, 11 anos. A emissora foi inaugurada em 2006 para atender aos anseios da população de ter voz e acesso à informação, criando um elo mais próximo entre os municípios da região, população ribeirinha e indígena e fortalecendo a identidade cultural brasileira na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Perú. É a única emissora de rádio em território brasileiro em Tabatinga, Amazonas.

Para marcar a data, será realizada uma cerimônia de comemoração nesta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Tabatinga, localizada na Avenida da Amizade, ao lado do prédio da emissora. Na ocasião, será apresentada aos presentes a atual grade de programação e história da Rádio, além de entrega de certificados de Honra ao Mérito aos parceiros e colaboradores do projeto.

 

Tabatinga

 

RELEMBRANDO A HISTÓRIA

 

Ao longo dos anos foram muitos os desafios, começando pela perda dos técnicos da extinta Radiobrás, Osmam de Oliveira Melo e Francisco Alves Oliveira, que voltando de Tabatinga para Brasília, após a montagem dos estúdios da emissora, morreram no voo 1007 da Gol linhas aéreas, que caiu em setembro de 2006. O fato abalou toda a equipe que estava empenhada no projeto e na inauguração da emissora. Após um ano de inaugurada, a emissora ficou 30 dias fora do ar, devido à queima de equipamentos e demora na logística para reposição das peças. Em 2009, a emissora passou a transmitir também a programação em sinal de FM em Tabatinga. Em maio de 2013 o assassinato da ex-coordenadora da emissora, Lana Micol, mais uma vez abalou toda equipe e população, foram 20 dias de programação em rede, até que a segurança e estado emocional da equipe fossem restabelecidos. Cada desafio fez com que a emissora ganhasse força com o apoio da população e ouvintes.

Entre 2013 e 2016 a emissora realizou edições do Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões com objetivo de revelar e valorizar os talentos da terra, oportunizando espaço exclusivo na programação para veiculação de novas canções e composições regionais em espanhol, português e indígena. Em 2015, a Rádio Nacional do Alto Solimões conquistou a expansão do sinal para o mundo, através da programação disponibilizada na internet via streaming, no site das rádios EBC.  Recentemente, em 16 de Novembro 2017, comemorou o lançamento do novo aplicativo das rádios EBC, como mais uma importante ferramenta de alcance aos ouvintes através do celular.

Ao longo dos anos, a Rádio Nacional do Alto Solimões realiza grandes coberturas como eleições, confraternidade Amazônica, Copa do Mundo, festivais, seminários, conferências, campeonatos esportivos e escolares da região. Sua programação preza pelo interesse público, com todos os lados da informação, respeitando os ouvintes e convidados. Os assuntos vão desde prevenção a saúde, esporte, cultura, notícias do dia, comunicados e avisos.

Em 11 anos, a Rádio Nacional do Alto Solimões comemora os avanços gradativos na programação, que chega hoje a transmitir 41 horas por semana de conteúdo local. Nos demais horários, fica em rede com a Rádio Nacional da Amazônia.

Sete pessoas compõem hoje a equipe local: os apresentadores e produtores, Otto Farias, Kátia Franco, Marcelo Bhacana e Alessandro Laranhaga; o operador de áudio, Moisés Arévalo; o técnico de transmissores, Messias Arévalo; e a coordenadora, Miss Lene Ferreira. Também vale destacar os colaboradores e parceiros que participam e contribuem com informações à Rádio Nacional do Alto Solimões. A gerência está a cargo de Miguelzinho Martins, e gerência executiva de Valter Lima, em Brasília - DF.

Criado em 14/12/2017 - 21:34

Mais do programa