Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Defesa Civil visita municípios afetados pela cheia no Alto Solimões

O comandante, coronel Roberto Rocha, visitou o município no último

O comandante da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, visitou, no último fim de semana, os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalia do Norte para avaliar a situação da enchente na região. A visita aconteceu no sábado (28).

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

Até o momento, os municípios que já decretaram situação de alerta no Amazonas são: Envira, Itamarati, Guajará, Ipixuna e Eirunepé.

 

A Defesa Civil já decretou estado de alerta para os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. De acordo com coronel, os municípios ainda não decretaram estado de emergência, mas já estão preocupados com a enchente nas cidades.

 

Rocha informou que a Coordenadoria da Defesa Civil no Alto Solimões, que tem como responsável Gildásio Araújo, está preparada com 60 toneladas de suprimentos para ajuda humanitária. Os alimentos devem ser distribuídos de acordo com a necessidade em cada município, a partir da solicitação da Defesa Civil municipal.

 

O coronel também pediu aos prefeitos das cidades mais apoio para a Defesa Civil do município. “Pedimos encarecidamente aos prefeitos do Alto Solimões que procurem organizar e dar o apoio à sua Defesa Civil municipal”.

 

Ele explicou, ainda, a diferença entre estado de alerta e estado de emergência. “O estado de alerta é quando o nível do rio ultrapassa a cota de segurança. Depois do alerta, tem o alerta máximo de segurança, que significa uma eminência da situação de emergência e, logo depois, vem a situação de emergência”.

 

A cota do nível do rio Solimões, até essa segunda-feira (02), está em 12,31 metros. A Defesa Civil considera que o nível está dentro do equilíbrio, mas continua o estado de alerta máximo.

 

O município do Alto Solimões é responsável pela primeira resposta e mapeamento em relação à cheia do rio. O estado e a União devem entrar com o apoio somente depois que o município decretar estado de emergência.

 

Em caso de emergência, você pode entrar em contato com a Defesa Civil do Amazonas no telefone (97) 3412-3042.

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 03/03/2015 - 01:57 e atualizado em 03/03/2015 - 09:22

Mais do programa