Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Variações climáticas causam transtornos a moradores de Tabatinga

Uma hora sol, outra hora chuva. Especialista explica porque acontecem

Uma hora sol, outra hora chuva. As constantes variações do clima que acontecem na Região Amazônica têm causado transtornos aos moradores de Tabatinga.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil de Tabatinga, José Costa, as chuvas fortes têm ocasionado entupimento de bueiros, deslizamento de terras e destelhamento de casas. Porém, de acordo com o secretário, algumas dessas ações têm ocorrido pela própria ação do homem.

 

“Em relação ao lixo, ele pode prejudicar tanto o meio ambiente como nós, humanos, que passamos a ser vítimas das nossas próprias ações. Cada um pode coletar o seu lixo, mas muitos não praticam esse ato, o que causa um acúmulo muito grande de lixo nos bueiros”.

 

Ricardo Dallarosa, chefe da Divisão de Meteorologia do Centro Regional de Manaus (Censipam), explicou porque acontecem as variações no clima da Amazônia.

 

“Há médias mais altas ou mais baixas nesse período. Elas estão associadas às condições de variabilidade climática. Isso acontece porque, embora nós tenhamos um comportamento médio todo ano, que é previsível, existem fenômenos passageiros que alteram esse comportamento, o que nós chamamos de variabilidade climática, diferente da mudança climática, que acontece por um período mais longo”.

 

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão do tempo para a região do Alto Solimões é de tempo instável, com manutenção da nebulosidade acentuada em grande parte do dia.

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 17/03/2015 - 01:51 e atualizado em 17/03/2015 - 09:48

Mais do programa