Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exército anuncia projeto para resgatar história de Tabatinga

Ação visa o resgate da história do Forte de São Francisco Xavier de

O Comando 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS) em Tabatinga reuniu, na tarde desta terça-feira (17), militares da reserva, autoridades locais e a Ação de Desenvolvimento do Amazonas (Adesama) para lançar o projeto de resgate da história Forte de São Francisco Xavier de Tabatinga, construído em 1776 para conter as invasões estrangeiras no território brasileiro.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

Na reunião, o coronel Santana, comandante do 8º BIS, explicou a importância do projeto de resgate da história do Forte São Francisco. Ele ressaltou a parceria com operadores de turismo na busca de verbas para a reconstrução do Forte São Francisco, afim de incentivar o turismo.

 

“Nós vamos resgatar a história do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, estabelecer um novo ponto turístico para a cidade de Tabatinga e, com a criação do freeshop, atrair pessoas para a nossa região. […] Então, o Exército está junto com a equipe em um processo de parceria para que nós possamos arrecadar recursos e patrocínios, de modo que torne esse sonho realidade”.

 

Carlos Paiva, da Ação de Desenvolvimento do Amazonas (Adesama), falou o quanto estes projetos são importantes para o desenvolvimento turístico e comercial de Tabatinga. “Com esses ingredientes para a recuperação de um forte, estamos agregando valor à permanência do público que vem para compras ou negócios, mas que fica cativado com uma cidade acolhedora e que tem história, cultura e gastronomia”.

 

Na reunião, foram definidas comissões para resgatar a história do forte através de relatos, escritos, imagens e utensílios da época. No próximo dia 16 de abril, uma nova reunião acontecerá para reunir os materiais coletados que, em breve, serão expostos no Jardim Botânico e Zoológico do 8º BIS.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 18/03/2015 - 00:34 e atualizado em 18/03/2015 - 09:16

Mais do programa