Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais um caso de abuso sexual contra criança é registrado em Tabatinga

A criança deu entrada na UPA e em conversa com os médicos confessou

Mais um caso de abuso sexual contra criança foi registrado em Tabatinga nesta semana. A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento e passou por cirurgia.

 

Para defender os direitos da criança e adolescentes em todo o Brasil, foi criada a lei federal 8.069,  promulgada em julho de 1990. Dela originou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A partir do Estatuto, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado.

 


Uma das instituições que trabalham com as medidas adotadas pelo ECA é o conselho tutelar municipalizado. Atende várias situações que violam esses direitos, como foi o caso do abuso sexual contra a criança. Antônio Jorge, conselheiro tutelar no município,  conta como foi o caso. “A criança deu entrada na UPA e em conversa com os médicos confessou que foi abusada sexualmente”, disse. 

 

Dados do conselho tutelar mostram que em 2014 40 crianças foram abusadas sexualmente no município. Somente neste ano, já são cinco casos. 


O conselheiro destaca que o principal sinal de uma criança quando seus direitos são violados é a mudança de comportamento. Para denunciar esses tipos de crime, procure o conselho tutelar, a Polícia Militar. Mistério público, ou disque 100 pelo telefone. A denúncia pode ser anônima.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 



Criado em 21/03/2015 - 16:03 e atualizado em 22/03/2015 - 11:33

Mais do programa