Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professores da rede municipal de Tabatinga entram em greve

Os profissionais reivindicam atualização de salário conforme a Lei 687

Após reuniões, debates e discussões, a categoria de professores da rede municipal de Tabatinga concluiu, nesta manhã de segunda-feira (16), dar início à greve da classe por tempo indeterminado. Os profissionais reivindicam atualização de salário conforme a Lei 687/2014 e um calendário de pagamento para 2015.

 

Confira outras edições do Repórter Solimões

 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do município de Tabatinga, Hudson Ramires, disse que essa greve já estava programada, porque não foi cumprido o que determina a lei. “Essa greve já vinha sendo anunciada há seis meses. No dia 16 de junho de 2014, foi aprovado o novo plano de cargos e salários da educação e a lei diz que ele entraria em vigor a partir da data da publicação. De junho a dezembro, não se cumpriu a lei. Já se passaram três meses deste ano e até hoje não foi pago o salário previsto”.

 

Cláudia, moradora de Tabatinga, reclamou à Rádio Nacional do Alto Solimões a falta de professores na escola Gilberto Mestrinho, o “Botinho”. “Eu vou deixar meu filho lá no Botinho e chega lá não tem professores na sala de aula por motivo de greve. Isso é uma falta de respeito com a população, com as crianças e com os pais”.

 

O professor Jair Vasque dos Santos disse, também, estar preocupado com a situação. “O ano letivo está se passando e nas escolas indígenas e, principalmente, nas escolas rurais, até o momento, ainda não começaram as aulas. Desse ponto de vista, eu fico preocupado sobre como as crianças vão conseguir cumprir os 200 dias letivos em tão pouco tempo”.

 

O vice-prefeito de Tabatinga, Carlos Donizete, informou que já houve uma conversa com os professores e já foi explicada a divisão dos recursos da educação municipal. “Essa conversa já tinha sido anunciada através do Ministério Público. Eu não sei o porquê dessa greve. […] Tem que fazer um cálculo dos reajustes dos professores nos próximos cinco anos em relação ao piso e aquilo que o município arrecada”.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Professores, a greve não terá fim até que o gestor municipal atenda aos pedidos dos trabalhadores. Nesta quarta-feira, a partir das 8 horas da manhã, o prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho, concederá entrevista sobre o assunto à Rádio Nacional do Alto Solimões. Não perca!

 

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 17/03/2015 - 23:49 e atualizado em 18/03/2015 - 08:57

Mais do programa