Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exército realiza reunião para reconstrução do Forte São Francisco Xavier

O forte foi construído em Tanatingua (AM), em 1776, para conter as

O Comando do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS) em Tabatinga reuniu, na tarde desta terça-feira, dia (21), militares da reserva, autoridades locais e representantes da Ação de Desenvolvimento do Amazonas (Adesama), para a segunda reunião do projeto de resgate da história e construção do museu do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, construído em 1776 para conter as invasões estrangeiras no território brasileiro.

 

A primeira reunião aconteceu em março, quando foi apresentado o projeto e criado equipes para buscar fotografias, relatos e objetos do Forte São Francisco.

 

Em breve todo o material encontrado será exposto no espaço cultural do Jardim Botânico e Zoológico do 8 BIS no município. O projeto também prevê a criação de um museu nas características arquitetônicas do Forte São Francisco.

 

Ouça também: Mais de 52% dos contribuintes no Amazonas já declararam o imposto de renda

 

Comandante Santana, do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS) em Tabatinga, ressaltou a importância do projeto para o resgate da história da cidade.

 

O vice- prefeito de Tabatinga, Carlos Donizete, explicou que a população pode participar do projeto com relatos de histórias e fotos da cidade.

 

No próximo dia 3 de maio, uma nova reunião será feita e aberta a população, o objetivo do evento é recolher tudo o que foi encontrado sobre o Forte São Francisco. Ainda durante a reunião serão formadas equipes no qual vão ser definidas ações para a busca de recursos financeiros e iniciar a construção do museu.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 22/04/2015 - 12:17 e atualizado em 22/04/2015 - 09:31

Mais do programa