Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Moradores fazem protesto cobrando pavimentação em Tabatinga- AM

Entre os manifestantes estavam indígenas e não indígenas, produtores

Na tarde desta sexta-feira, dia 29, moradores de Tabatinga, no Alto Solimões saíram pelas principais ruas da cidade em forma de protesto por melhores condições de acesso nas ruas da cidade. Entre os manifestantes estavam indígenas e não indígenas, produtores rurais, moto taxista e taxistas, alunos de escolas estaduais e do instituto federal do Amazonas – IFAM, das universidades estadual e Federal do Amazonas, UEA e UFAM .

 

Segundo a Polícia Militar, estiveram presente aproximadamente 400 pessoas. Para Otávio Souza, um dos organizadores, informou que participaram da manifestação cerca de 500 pessoas. Otávio, falou que a principal reivindicação é cobrar  da empresa que ganhou a licitação para asfaltar a cidade a realização dos trabalhos. “ A nossa principal pauta da nossa reivindicação de hoje, é em cima da empresa KPK, que ganhou a licitação do governo do estado e até o presente momento só tem maquiado a nossa cidade, a indignação do povo está ai, cobrando dos engenheiros da empresa e também do governo e da gestão municipal, porque que passaram tanto tempo e a cobrança não foi feita.”, contou.


A licitação com KPK construções foi feita em 2013, no contrato estava previsto a empresa asfaltar 43 quilometros da malha viária da cidade.

 

O produtor rural, Franciedson Ferreira , fala que exige o direito de uma melhor infraestrutura na estrada que dá acesso a comunidades rurais para o escoamento dos produtos agrícolas. “Nós estamos exigindo um direito que é nosso, uma boa infraestrutura, então se já tem , um trabalho, um projeto para aquela estradas porque que ainda não foi feito, porque já tem 300 mil reais gastos, em que? Para quê, porque que nós não sabemos? Então quem tá sofrendo são os agricultores, nós precisamos de uma resposta.”

 

Os populares bloquearam a principal via da cidade a Avenida da Amizade, protestaram enfrente a Câmara municipal dos vereadores, no prédio da prefeitura e no escritório da Construtora KPK.
O representante do poder legislativo, vereador Rilal Raissam, falou que o município vem sofrendo não só com a pavimentação das ruas, que alguns vereadores cobram documentos da empresa KPK, mas não são respondidos. "Tabatinga, vem sofrendo não só com a pavimentação, mais em todos os setores do nosso município vem com carência de alguma coisa, a falta de governo. E antes de eu entrar na câmara eu procurei saber, o que, que é o dever de um vereador, é fiscalizar os recursos que caem no nosso município e as obras, alguns vereadores vem cobrando desde 2013, alguns documentos da KPK, a respeito do projeto de execução, qual as ruas que iam ser contempladas e nada disso ia sendo respondido.”

 

O vice-prefeito no município Carlos Donizete Gomes, falou que a manifestação é legítima, pois a população está no seu direito de cobrar melhorias para a cidade. “É uma manifestação legítima, realmente a empresa que está fazendo o trabalho aqui que é a KPK, ela está um pouco demorando com os seus trabalhos, e ela tem as suas razões, já tivemos várias vezes na SEINFRA , que é quem tem o contrato com a KPK, que é o estado, já tivemos no ministério público, já tivemos com o proprietário da empresa, e ele tem as tuas razões que são técnicas, que são serviços e engenharia, mais a população tem toda sua legitimidade para fazer as suas cobranças.”

 

Tentamos conversar com engenheiro responsável pela construtora KPK, no município, o mesmo falou que entraria em contato para esclarecer as dúvidas sobre o asfalto no município, mais até o fechamento desta matéria não tivemos resposta. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tabatinga, para saber a opinião do Prefeito sobre a manifestação mais não obtivemos resposta.

 

A manifestação teve início as 14 horas e terminou por volta das 17 horas.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 30/05/2015 - 01:00 e atualizado em 29/05/2015 - 22:01

Mais do programa