Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manejo do pirarucu é regulamentado no Amazonas

A medida é uma tentativa de organizar o setor com vista à

Na manhã desta quinta-feira (23), o governador do Amazonas, José Melo, assinou decreto que define o Marco Regulatório do Manejo do Pirarucu e incentiva o desenvolvimento da cadeia econômica do pescado no Amazonas.

 

O manejo da espécie típica da Amazônia e muito apreciada na culinária regional  deve beneficiar 3.900 pescadores do estado e garantir melhorias para o setor. A estimativa é que em 2018, pelo menos oito mil pescadores sejam atendidos.

 


A atividade regulamentada permite que a captura do pirarucu seja feita apenas na fase adulta da espécie, ou seja, acima de 1,55 metros de cumprimento.

 

A regulamentação é uma tentativa de organizar o setor com vista à sustentabilidade e permitir que esse peixe chegue nas feiras em uma quantidade muito maior.

 

O número de unidades de manejo de pirarucu no Amazonas deverá dobrar nos próximos dois anos, saindo de 22 para 50 unidades.

 

Entre as regras do manejo que garantem a proteção da espécie estão a proibição da pesca de filhotes do pirarucu, Com isso, além do filé do pirarucu, outras partes como , as escamas e os ossos poderão ser usadas como matéria-prima para fabricação de outros produtos, como ração de peixe e peças de artesanato.

 

Com informação da agência de comunicação do estado do Amazonas.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 24/07/2015 - 00:57 e atualizado em 24/07/2015 - 07:39

Mais do programa