Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas de Tabatinga pedem respostas sobre falta de segurança em comunidades

Cacique da comunidade indígena de Belém do Solimões sugere aumento da

Em junho, a comunidade indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga (AM), realizou narcha contra a violência. O protesto teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência entre os jovens indígenas.

 

Um mês depois da realização da marcha, o vice-cacique da comunidade, Carlos Santana, visitou a Rádio Nacional do Alto Solimões para cobrar respostas das autoridades.

 

O cacique sugeriu aumentar a fiscalização, pois vai proporcionar mais segurança aos moradores. “O que nós queremos é que as polícias federal, polícia militar ou polícia civil fazer essa vitória bem legal, para todas as pessoas que fazem transporte, o comércio para não chegar na nossa comunidade”, disse.

 

A Polícia Federal, um dos órgãos que estiveram presentes no protesto, informou que vai inaugurar uma base próximo à comunidade indígena para intensificar a fiscalização na localidade.

 

Já a Polícia Militar informou que vai verificar a possibilidade de montar um posto policial na comunidade, mais que para isso é necessário a parceria de outras instituições de segurança e que, até o momento, nenhum órgão mostrou interesse sobre o assunto.

 

O Ministério Público Federal de Tabatinga não se pronunciou sobre a cobrança das lideranças indígenas.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Escritora indígena do Alto Solimões lança livro sobre preconceitos

Vestibular destinado a indígenas de Tabatinga tem mais de 300 inscrições

Criado em 15/07/2015 - 01:08 e atualizado em 15/07/2015 - 11:52

Mais do programa