Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UPA em Tabatinga adota classificação de risco para prioridade no atendimento

Ao dar entrada na unidade de saúde o paciente passa por triagem para

A Unidade de Pronto atendimento (UPA) de Tabatinga orienta a população do município sobre a classificação de risco na hora do atendimento e triagem de pacientes. O trabalho é importante no sentido de explicar a população sobre os procedimentos adotados no setor de urgência e emergência.

 

Segundo a enfermeira da UPA, Nara Peres, a classificação de risco é a identificação dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada na unidade de saúde o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo para o seu atendimento médico. Essa prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não pela ordem de chegada.

 

Após a identificação, o usuário pode vai saber se será submetido rapidamente ao atendimento ou se terá que aguardar ser chamado, conforme protocolo e classificação de cores vermelho, laranja, amarelo, verde ou azul. No qual, a cor vermelha identifica emergências com risco de vida e o azul atendimentos não urgentes.

 

A UPA atende os casos mais graves, por isso é importante que os pacientes em situações de menos urgência, procurem as unidades básicas de saúde nos bairros, ressaltou Nara Peres.

 

Delonir Ribeiro, moradora de Tabatinga, disse que concorda com estes procedimentos no atendimento, desde que sejam realmente seguidos os critérios.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga informou que não adotou este tipo de procedimento para atendimentos nos postos de saúde e unidades básicas, mais orienta o paciente a buscar somente a UPA ou Hospital em procedimentos de emergência.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 08/07/2015 - 23:46 e atualizado em 09/07/2015 - 08:00

Mais do programa