Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Capitania Fluvial de Tabatinga (AM) dá dicas para navegação segura durante seca

Comandante alerta para a importância das recomendações em virtude das

No Dia da Navegação, 30 de setembro, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Tabatinga, no Amazonas, faz recomendações para uma navegação segura no período de vazante do Rio Solimões. O capitão Luiz Souza chamou a atenção para evitar navegações à noite em trechos conhecidos na região como perigosos.

 

“Não navegue em período noturno. As canoas não têm luzes de navegação, então não podem navegar à noite. Está provado que em caso de acidentes, se as pessoas estiverem usando devidamente o colete salva-vidas, a probabilidade de se salvarem com vida é muito grande. Peço aqui que os navegantes, amadores ou profissionais utilizem o colete salva-vidas”.

 

Ouça também:

 

Três pessoas estão desaparecidas após colisão de embarcações no Rio Amazonas

 

O comandante alertou que as recomendações são importantes em virtude de recentes ocorrências com embarcações, como encalhes em bancos de areia e dificuldades de acesso a locais onde o nível do rio é muito baixo.

 

De acordo com as regras de navegação, não é permitido que tripulantes desabilitados conduzam embarcações. Por isso, o capitão orienta que os navegantes habilitem-se junto à Capitania.

 

“Todas as informações prestadas pela Capitania são gratuitamente. Conclamo aos proprietários de embarcações, não só as canoas, que procurem a Capitania para se regularizarem. A Capitania promove cursos para aquaviários e promove provas para habilitação de amadores”.

 

O condutor Felipe Gonçalves destaca que conduzir embarcações documentado lhe proporciona mais segurança.

 

“O aproveitamento tem sido muito bom e a formação de amadores na nossa região traz mais segurança. Esse trabalho tem desenvolvido uma larga experiência para o pessoal conhecer toda a região de navegação, conhecer o equipamento, as regras de navegação e manobras com embarcações”.

 

Para uma navegação segura, segundo a Marinha do Brasil, é importante que o condutor não conduza a embarcação ao ingerir bebida alcoólica, seja habilitado para navegar, instale na sua embarcação os equipamentos de segurança necessários e– use seu colete salva-vidas.

 

Para denunciar irregularidades na navegação, a Capitania Fluvial de Tabatinga disponibiliza os números de telefone 0800-280-6162 e o (97) 9.9146-3228.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 01/10/2015 - 12:05 e atualizado em 01/10/2015 - 08:17

Mais do programa