Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coordenação de DSTs/Aids intensifica ações em escolas de Tabatinga

Foram realizadas reuniões com diretores para traçar estratégias que

Visando intensificar o trabalho de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e Aids em Tabatinga, a Coordenação do Programa de DSTs no município deu início, na última semana, à realização de atividades educativas nas escolas estaduais e municipais. Segundo o coordenador municipal de DST's e Aids de Tabatinga, Arnoldo Ferreira, foram realizadas reuniões com os diretores das instituições para fortalecer a prevenção às doenças.

 

“A reunião é para a gente sensibilizá-los e procurar estratégias para sensibilizar os pais. Logo, a gente vai estar articulando reuniões para mostrar a realidade loca, com dados, e ter os pais como aliados no combate às DSTs, à Aids e às hepatites virais”.

 

Leia mais:

 

Governo oferece remédio contra aids para uso após relação sexual consentida

 

Arnoldo reforçou que o exame não dói e começa, primeiramente, por um pré-aconselhamento, onde o profissional de saúde vai conversar com o paciente sobre os motivos que o levaram a fazer o teste rápido.

 

“É uma conversa para saber o motivo, o porquê da pessoa ter procurado o teste rápido. Se ela se expôs a algum tipo de contaminação, se ela fez sexo sem preservativo. Isso porque ela acaba fazendo o teste rápido porque está com alguma dúvida. Então, neste momento, a gente também esclarece as dúvidas do que é o teste, o que são as doenças que ela vai diagnosticar. Logo, em seguida, ela vai passar por um técnico em enfermagem para fazer o teste”.

 

Faz parte do cronograma de atividades da Coordenação Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Tabatinga a distribuição de material educativo, como cartazes com informações didáticas com as formas de transmissão e sintomas, dando ênfase às formas de prevenção, dentre as quais estão o uso correto da camisinha e, também, de como evitar uma gravidez indesejada.

 

As ações são realizadas nas ruas, feiras, em frente às danceterias e na fronteira terrestre, entre Tabatinga e Letícia, na Colômbia.

 

Atualmente, em Tabatinga, 198 pessoas convivem com o vírus HIV. Dessas, 120 já estão fazendo uso de medicamentos antirretrovirais. O ano de 2014 teve 28 novos casos confirmados.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 30/10/2015 - 11:12 e atualizado em 30/10/2015 - 09:11

Mais do programa