Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universidade da Terceira Idade vai capacitar gerontólogos em Tabatinga (AM)

Serão formadas duas turmas, uma de nível médio e outra de nível

A Universidade da Terceira Idade (Unati) promove estudos, debates, pesquisas e assistência à população idosa. Em Tabatinga, no Amazonas, está sendo formada a primeira turma de gerontólogos.

 

A Diocese do Alto Solimões é a responsável por inscrever as pessoas interessadas em realizar o trabalho de continuar capacitando os idosos, que são os chamados gerontólogos, como destacou Dom Alcimar Caldas Magalhães, Bispo Emérito da diocese.

 

“A Unati se propõe, aqui na nossa região, a fazer estudos, por exemplo, sobre o quanto vive um Ticuna, qual a média de idade do Ticuna, do Kokama ou do Marubo. Entre as pesquisas estão saber porque uma tribo vive mais do que a outra, se há algum tipo de alimento que favorece, entre outras coisas. Então, é isso que nós queremos saber”, explicou.

 

Dom Alcimar ressaltou que para a missão da universidade se tornar realidade e alcançar a todos na região, será feito um estudo entre os indígenas e não indígenas para saber a média de vida dessas populações.

 

“Esses cuidadores são os gerontólogos. Então, a universidade prepara, em primeiro lugar, gerontólogos, que são aquelas pessoas que convivem mais com o velho e cuida dele. Depois, a universidade vai preparar também geriatras, que são os enfermeiros, médicos, cuidadores da saúde do ponto de vista técnico”.

 

Serão formadas duas turmas, uma de nível médio e outra de nível superior, ambas com 60 integrantes cada. O local de realização dos cursos ainda está sendo definida.

 

O Bispo informou que os cursos para formar gerontólogos vai começar em fevereiro e tem a parceria da Universidade do estado do Amazonas (UEA) e a Prefeitura de Tabatinga.

 

A Universidade da Terceira Idade, em ação multiprofissional e interdisciplinar, vê o idoso como ser humano integral, sua saúde como algo inserido em um processo amplo de qualidade de vida e centra suas preocupações na criação de um modelo de atendimento adequado às necessidades de saúde do idoso.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 22/01/2016 - 11:38 e atualizado em 22/01/2016 - 09:40

Mais do programa