Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunitários pedem apoio das autoridades no combate à pesca ilegal em Tabatinga

A ação acontece no Lago Caiau, onde vem sendo desenvolvido o plano do

As comunidades de Teresina 3, Teresina 4, Bom futuro e Araçari, em Tabatinga (AM) realizaram reunião na última sexta-feira (29) para pedir apoio das autoridades no combate à pesca ilegal no Lago Caiau, onde há dois anos vem sendo desenvolvido o plano do manejo do pirarucu.

 

O presidente da Comunidade de Teresina 4, Gilberto Barbosa, falou que o plano do manejo vem dando certo, tem muitos peixes nos lagos, mas alguns comunitários ainda teimam em realizar a pesca clandestina.

 

“Eu acredito que esteja todo mundo alegre e que vai dar tudo certo depois que a gente pegar o retorno. Tem bastante peixe. Falta só um pouquinho mais de entendimento para o indivíduo respeitar o acordo”.

 

Já a presidente da Comunidade de Teresina 3, Luziete Sevalho, ressaltou que o manejo no Lago Caiau serve para ajudar as famílias das comunidades. Porém, alguns comunitários não querem aderir ao plano e continuam a pesca ilegal. Ele solicitou o apoio das autoridades.

 

“A gente vem lutando pelo nosso trabalho e estamos vendo resultado. Por isso, a gente tendo a força das autoridades é possível conseguir”, disse.

 

O representante da Secretaria de Produção de Tabatinga, Marcelo Rocha, informou que o órgão vai estudar a possibilidade da doação de alguns materiais para a construção de cabines a fim de aumentar a fiscalização nos lagos e vai continuar acompanhando o plano de manejo junto com os comunitários.

 

“A gente está esperando a gasolina e o restante do material para poder serrar a madeira e construir os postos de fiscalização. Serão três postos. A gente acabou de fazer a visita e viu que tem essa necessidade desses postos no lago para fiscalizar. Por isso, a gente está levando essa solicitação e vamos apresentar ao secretário”.

 

O Lago Caiau, em Teresina 3, desde 2005, é uma área de preservação nacional decretado pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em 2004, o Ibama publicou a Instrução Normativa nº 34, que estabelece os períodos de defeso do pirarucu e, em 2005, a IN nº 1, que proíbe a pesca de 1º de junho a 30 de novembro e autoriza a captura somente em áreas de manejo e piscicultura, de acordo com as regras do plano de manejo.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 04/02/2016 - 10:45 e atualizado em 04/02/2016 - 08:45

Mais do programa