Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é tema do Revista Brasil

O ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Rodrigo da Rosa Filho conversa sobre o assunto com os ouvintes

Revista Brasil

No AR em 27/05/2017 - 10:38

Dia 28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A data visa a promover um debate nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher. Além disso, pretende fortalecer a necessidade de melhores políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes.

O Brasil vem alcançando bons resultados nessa área. Os últimos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o país reduziu o índice de mortes em 43% entre 1990 e 2013. Isso significa que, nesse período, a taxa de mortalidade caiu de 120 mães por 100 mil nascidos vivos para 69 mães por 100 mil nascidos vivos.

Para saber mais sobre a importância da data, sobre os tipos de parto e da mortalidade materna, entrevistamos o doutor Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana: "O parto cesárea aumenta muito o risco pra mãe, então é a principal causa de mortalidade materna; e os índices também bastante elevados de abortos clandestinos", afirma.

O doutor informa ainda que as classes médicas têm trabalhado para conscientizar a população em relação aos benefícios do parto normal e natural, informando e estimulando as mães e seus médicos a optarem por esses procedimentos, diminuindo assim os riscos: "Já é de grande valia se a população e as mulheres passarem a respeitar a natureza, deixando a cesárea realmente para os casos de indicação precisa", completa. 

 

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (Divulgação)

 

Acompanhe a entrevista completo no player acima.

Criado em 27/05/2017 - 10:41 e atualizado em 27/05/2017 - 10:38 - Episódio Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Mais do programa