Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição comemora 59 anos da Rádio Nacional AM em Brasília

A exposição A Voz do Coração do Brasil foi aberta nesta quarta-feira (31) no corredor central da sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Revista Brasil

No AR em 31/05/2017 - 17:07

A exposição A Voz do Coração do Brasil foi aberta nesta quarta-feira (31), no corredor central da sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), como parte das comemorações dos 59 anos de fundação da Rádio Nacional AM, de Brasília. O local recria um estúdio da década de 70 e está aberto à visitação da população.

Durante a inaguração, o âncora Valter Lima recebeu vários convidados que falaram sobre suas ligações com a emissora. O primeiro foi o presidente da EBC, Laerte Rímoli, que homenageou o jornalista Jorge Guilherme pela implantação no país do sistema de Jornalismo 24 horas, o qual destacou que a paixão pelo rádio é o que move os funcionários da Nacional.

O ex-presidente da Radiobrás, Carlos Zarur, destacou a importância da Rádio Nacional como veículo de comunicação em todo o país. Outro ex-presidente da Radiobrás, Antônio Martins, lembrou que a programação da emissora chega às regiões mais isoladas do Brasil.

O primeiro funcionário da Rádio Nacional AM, Ivo Vilela Corrêa, contou que, na época, aceitou um convite e veio de Recife para montar os transmissores e colocar a emissora no ar. O locutor Clemente Drago relembrou o trabalho na Voz do Brasil e em diversos programas ao longo de décadas; ele continua no ar em vinhetas.

Homenagens póstumas foram feitas à ouvinte número um, Dona Lurdes, representada pelo filho, Marcos, que confirmou o carinho da mãe pela emissora; já o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, se emocionou ao lembrar o trabalho da irmã, a produtora Bia Reis, da Rádio Nacional FM. Filho do técnico Osman, vítima da queda do avião da Gol em Mato Grosso, há 11 anos, após implantar os transmissores da Rádio Nacional de Tabatinga (AM), junto com o amigo Chicão, destacou a importância da expansão do alcance da emissora na Amazônia. Mariana e Daniela destacaram o amor do pai, o editor Fausto de Faria, pelo trabalho no Radiojornalismo.

Myrla Muniz e Manacé, músicos admirados pelos brasilienses, apresentaram duas músicas.

O jornalista Mário Nélson Duarte relembrou a transmissão da inauguração da Rodovia Transamazônica, em Altamira (PA).

Ouça a entrevista no player acima.

Serviço: 

O estúdio da década de 70 da Rádio Nacional AM de Brasília está aberto à visitação. Ele pode ser visitado na sede da EBC que fica no Setor Comercial Sul, quadra 08 Bloco B-60 1º Piso Inferior - Edifício Venâncio 2000 - Asa Sul - Brasília. Informações: (61) 3799-5471 / centraldoouvinte@ebc.com.br

 

Criado em 31/05/2017 - 17:15

Mais do programa