Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Revista Brasil tira dúvidas sobre morte súbita

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, José Roberto Barreto, explica quais são os tipos de “morte súbita”

Revista Brasil

No AR em 24/07/2017 - 10:58

O Revista Brasil conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, José Roberto Barreto, sobre morte súbita. Existem algumas características de morte súbita, como a do atleta, a do recém-nascido e a do adulto jovem.

Há diferenças entre esses tipos. No recém-nascido, é até os três primeiros dias e não existem causas definidas. A miocardiopatia hipertrófica é o nome da patologia mais comum em jovens adultos (quem tem menos de 35 anos e pratica alguma atividade física). Já em adultos acima de 35 anos, têm alguma doença coronariana.

Em alguns casos, é possível detectar precocemente a doença e tratá-la. Também é necessário ver o histórico famíliar. Para quem tem a doença pré-existente, o frio e a primeira hora da manhã são os períodos mais perigosos.

Os sintomas da morte súbita são complexos. O ideal é fazer exames preventivos. No entanto, os casos de morte súbita são raros.

A entrevista foi concedida nesta segunda-feira (24) no programa Revista Brasil, com apresentação de Valter Lima.

Ouça no player acima.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 24/07/2017 - 11:01

Mais do programa