Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

SUS deve oferecer o teste genético

A biomédica e embriologista, Carine de Lima, fala sobre as dúvidas geradas na gravidez

Revista Brasil

No AR em 17/08/2017 - 11:10

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve passar oferecer um exame "pré-nupcial" para os casais que quiserem saber sobre o risco de gerarem um bebê com alguma doença genética, como a fibrose cística. Foi o que anunciou o Ministério da Saúde, nessa segunda-feira (14). O serviço ainda não tem prazo para ser oferecido e nem definição do público que será beneficiado. O Revista Brasil apresenta a importância do teste genético pré-concepcional e as modalidades que já estão disponíveis na rede privada.

Biomédica e embriologista Carine de Lima, afirma que "existem uma série de doenças que podem ser verificadas e diversos tipos de testes também. Cada teste vai captar determinadas doenças com o nível acurado diferente. Este teste, que é aberto ao público, é um teste feito antes da concepção. Alguns casais têm mais indicação de passar por esse tipo de teste do que outros". De acordo com ela, é importante procurar um aconselhamento genético, procurar um geneticista para analisar um determinado resultado do risco real desse casal.

Segundo ela, é difícil de acontecer para todos os casais, porque de fato há uma chance porque tem um histórico ou casais com consaguinidade, que teriam uma indicação maior, ou abortos passados com evidência de anomalia na análise do feto, do embrião. Esses casais são os mais indicados porque, provalvemente, são mais disponibilizados.

Criado em 18/08/2017 - 13:22 e atualizado em 18/08/2017 - 13:22 - Episódio Teste genético

Mais do programa