Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista avalia preparação dos reservatórios de água para período de seca

O professor da COPPE-UFRJ, Paulo Canedo, fala sobre as diferenças de cada região e enfatiza papel da população no uso racional da água

Revista Brasil

No AR em 03/08/2017 - 10:40

Em entrevista ao Revista Brasil, o coordenador do Laboratório de Hidrologia da COPPE-UFRJ, Paulo Canedo, avaliou a preparação dos principais reservatórios do país para o período de estiagem neste ano. 

A cidade de São Paulo chegou a 50 dias sem chuvas. O Sistema Cantareira teve, no mês passado, a maior queda de nível desde o fim da crise hídrica. O Distrito Federal, por sua vez, chegou a quase 80 dias sem chuvas. A seca afetou os dois principais reservatórios que abastacem o Distrito Federal. 

Na avaliação do professor, a água armazenada nos reservatórios será suficiente para suprir a demanda no período da seca sem maiores sobressaltos. Ele enfatizou, no entanto, que os bons hábitos de consumo da água são indispensáveis e que devem ser mantidos pela população. 

Paulo criticou, ainda, o desperdício no sistema de distribuição hidríca, que alcança cerca de 48% de perdas no país. Nesse sentido, ele defende que a população exija que as concessionárias reduzam essas perdas. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 04/08/2017 - 12:33 e atualizado em 04/08/2017 - 12:33 - Episódio Estiagem

Mais do programa