Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo do Ipea aponta leve recuo do desemprego no Brasil

Aumentaram as vagas sem carteira assinada; o mercado formal, embora não esteja contratando, já parou de demitir

Revista Brasil

No AR em 18/09/2017 - 13:00

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a Carta de Conjuntura, que aponta um leve recuo do desemprego no Brasil. O estudo analisa a variação das populações ocupadas por setores da economia. Segundo a técnica de planejamento e pesquisa do Ipea Maria Andreia Lameiras, nesse último trimestre de 2017 a taxa de desemprego recuou em virtude da recuperação, ainda lenta, da economia; mas aumentaram as vagas sem carteira assinada.

Trabalho
Todos os setores apresentaram ligeira melhora - Foto/USP Imagens

 

O mercado formal, embora não esteja contratando, já parou de demitir. Em alguns segmentos já começa a haver aumento real de salários. Todos os setores apresentaram ligeira melhora, segundo Lameira, com destaque para o agronegócio e a indústria exportadora. Também o setor de serviços, em menor proporção. O comércio está começando a reagir, mas ainda devagar.

No que diz respeito à formação escolar, a técnica do Ipea afirma que quem concluiu a faculdade sofreu menos durante a crise. Muitos conseguiram se manter empregados e aqueles que foram demitidos voltaram ao mercado de trabalho mais rápido.

Ouça no player abaixo a íntegra da entrevista.

Um dado importante nesse momento de retomada dos empregos é a remuneração dos trabalhadores. Lameira afirma que o salário de admissão tem sido menor do que o salário de demissão. Isso significa que os empregadores estão trocando trabalhador com salário maior por trabalhador com salário menor, mesmo num universo de mais pessoas qualificadas procurando emprego.

 

Tags:  Ipea estudo emprego

Criado em 18/09/2017 - 13:06

Mais do programa