Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro Lilás: saiba mais sobre o Alzheimer

A presidente da APAZ, Maria Aparecida Guimarães, fala sobre o mês mundial de conscientização da doença

Revista Brasil

No AR em 18/09/2017 - 10:30

Na próxima quinta-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Durante todo este mês, conhecido como Setembro Lilás, a doença é lembrada e debatida. O alzheimer afeta, mesmo que indiretamente, todas as pessoas que convivem com alguém que a tenha. O apoio psicológico dos familiriares tem que ser especial, pois não há cura.

A presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ), Maria Aparecida Guimarães, fala sobre o mês mundial de conscientização da doença.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

De acordo com Maria, o preconceito em relação à doença ainda é muito grande.

Idoso sentado em um banco de praça
Setembro Lilás (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

"As pessoas não querem ouvir falar sobre a doença de alzheimer, porque é tão assustadora que as pessoas não querem nem saber. A população tem que entender a diferença entre pequenos esquecimentos e esquecimentos que atrapalham a vida das pessoas", declarou.

 

O esquecimento vem acompanhado de outros sintomas, como ansiedade, agitação e distúrbio do sono. O diagnóstico não é feito em apenas uma consulta.

Uma vez diagnosticada, a família precisa se preparar para enfrentar a doença e procurar uma associação que ofereça informações e apoio psicológico.

No próximo domingo (24), a APAZ fará a distribuição de material informativo sobre a doença, na Praia de Copacabana.

 O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 19/09/2017 - 12:08 e atualizado em 19/09/2017 - 12:08 - Episódio Alzheimer

Mais do programa