Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência tem reflexo no comportamento das pessoas

Psicólogo Wagner Vaz fala da relação entre o comportamento e a violência

Revista Brasil

No AR em 06/09/2017 - 10:30

O Revista Brasil fala sobre os reflexos da violência no comportamento das pessoas. As denúncias sobre assaltos aumentam nos noticiários e nas redes sociais e o medo da violência acaba influenciando no dia a dia dos cidadãos. Para falar sobre o assunto, o programa conversou com o psicólogo de orientação junguiana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, psicólogo do Espaço Terapêutico Psi, pesquisador e palestrante, Wagner Vaz.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Wagner comentou que o medo não é necessariamente patológico e sim uma reação natural, que alerta para o perigo iminente e serve para se prevenir e tomar as atitudes necessárias. No entanto, quando se torna excessivo, a pessoa entra em estado de hipervigilância.

 

"A pessoa não relaxa e isso não traz vantagem de saúde, porque gera uma descarga de adrenalina, aumenta o batimento cardíaco, aumenta a sudorese do corpo, preparando o corpo para uma ação, que às vezes nunca acontece. Isso não deixa de ser adoecedor", informou o psicólogo.

 

Em grau extremo, o estado de hipervigilâcia leva a uma paralisia, acrescentou Wagner. A ajuda terapêutica é necessária, para que a pessoa volte a ter uma vida normal.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 08/09/2017 - 12:06 e atualizado em 08/09/2017 - 12:06 - Episódio Comportamento e violência

Mais do programa