Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientista social analisa violência no RJ

Alba Zaluar acredita que ações pontuais não atacam a raiz do problema. Ela defendeu criação de força tarefa contra o tráfico de armas e drogas e políticas específicas contra as drogas.

Revista Brasil

No AR em 02/10/2017 - 13:07

Com a retirada das Forças Armadas, na última semana, a violência voltou à Rocinha e ao Complexo do Alemão. A cientista social Alba Zaluar, coordenadora do mais amplo estudo sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e as áreas de maior risco na Grande Rio de Janeiro,  conversou com o Revista Brasil para comentar sobra a segurança nas comunidades do Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista completa:

A especialista avalia que ações temporárias como a operação de cerco realizada na Rocinha não atacam a raiz do problema e, por isso, os mesmos problemas tendem a voltar depois que elas terminam. "O problema de fundo é, na verdade, a facilidade com que as armas e as drogas chegam ao estado", diagnostica Alba. 

Ela sugere a criação de uma Operação Lava-Jato sobre as drogas, uma estratégia nacional com financiamento para as forças de segurança e políticas específicas contra as drogas.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 02/10/2017 - 13:11

Mais do programa