Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relator explica projeto sobre nomeação de comandantes da PM

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4934/16, do deputado Cabo Sabino (PR-CE)

Revista Brasil

No AR em 16/11/2017 - 15:23

Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que modifica a forma de nomeação dos Comandantes-Gerais das Policias Militares e dos Bombeiros Militares. Atualmente, os comandantes são indicados diretamente pelo Governador do Estado. Caso o projeto seja aprovado, a escolha será feita através de uma lista tríplice. O relator da matéria é o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que concedeu entrevista ao Revista Brasil explicando o projeto.

O relator afirma que as trocas seguidas de comando trazem transtornos à PM, por isso, ele defende a lista tríplice. "O governador ainda escolherá o comandante, mas será através de uma lista em que as escolhas foram estudadas pelos integrantes da própria instituição".

Pelo projeto, o comandante teria dois anos de mandato, evitando as trocas exageradas.

Fraga acredita que, por ser um cargo político, a escolha nem sempre agrada. "Assim o Comandante,  tendo apoio de todos na tropa, terá mais condições para exercer sua função", diz.

O projeto já passou pela Câmara. Para virar lei, precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois pelo plenário do Senado.

Ouça a entrevista completa no player.:

 


Tags:  pm Bombeiros

Criado em 16/11/2017 - 15:28

Mais do programa