Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sudam busca ampliar recursos para o desenvolvimento da Amazônia

Superintendente da Sudam explica as formas de fomento à economia da região e comemora maior apoio parlamentar

Revista Brasil

No AR em 10/11/2017 - 11:23

Em 2017, de acordo com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), mais de R$ 3,5 bilhões foram investidos nos nove estados da Amazônia Legal com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. Para saber mais detalhes sobre o assunto o Revista Brasil conversou com o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia.

Os investimentos vão para diversos setores nos estados: "essas aplicações são um conjunto das ferramentas que utilizamos para o desenvolvimento", explica Paulo Roberto. Entre elas estão transferências voluntárias através de convênios, incentivos fiscais, que são os investimentos feitos pelas empresas incentivadas com a redução do imposto de renda, e investimentos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia. "Então aí vai desde indústria de transformação no Amazonas até um frigorífico no estado de Rondônia entre os setores financiados." 

O superintendente afirma que, dada as necessidades de desenvolvimento da região, os recursos ainda são insuficientes. "Temos que trabalhar muito tentando trazer investimentos para nossa região, que é o que vai mudar a realidade dos amazônidas", afrima. A estratégia utilizada pela Sudam, segundo o superintendente é tentar apoio parlamentar para aumentar o orçamento o poder de articulação da região em Brasília. O esforço, relata, já está rendendo frutos. "Para ter uma ideia, em 2015 tinhamos cinco parlamentares que colocavam recursos na Sudam, para 2018 teremos mais de 35 parlamentares".

Entre os projetos apoiados pela Sudam que tiveram impacto positivo para a população, Paulo Roberto cita um convênio para a eletrificação rural no interior de Roraima, onde os agricultores antes precisavam trabalhar com motor a óleo a diesel, resultando em aumento do curso para produção. Outro projeto citado por ele é o de bovinocultura em áreas já degradadas voltado para população indígena, também em Roraima. 

O Revista Brasil é transmitido, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional de BrasíliaNacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro. E no horário das 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 10/11/2017 - 12:48

Mais do programa