Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Água de qualidade é recurso cada vez mais escasso

Professor de manejo de bacias hidrográficas fala sobre a complexidade no uso dos recursos hídricos

Revista Brasil

No AR em 21/03/2018 - 10:43

O programa Revista Brasil conversa com o professor de Manejo de Bacias Hidrográficas da Universidade de BrasíliaHenrique Leite Chaves, sobre a complexidade da avaliação da qualidade da água devido a poluentes emergentes e várias fontes difusas difíceis de serem identificadas e gerenciadas. 

Segundo o professor, o crescimento das cidades e da população em áreas muito concentradas leva os rios a receberem uma quantidade grande de rejeitos que, mesmo tratados, ainda impactam na qualidade das águas. O acúmulo de poluentes nos rios, mesmo estando dentro dos parâmetros de qualidade, afeta os usuários que utilizam aquela água.  

Na entrevista, Henrique também destacou a importância de haver compartilhamento não apenas no uso, mas também na gestão do recurso água para que todo o rio seja mantido com boa qualidade. Além disso, ele lembrou da necessidade de as leis ambientais serem aplicadas e de as atividades de empresas que possam prejudicar a qualidade da água serem fiscalizadas não só pelo governo, mas também pela população local. Apenas os fiscais oficiais não são suficientes para realizar essa fiscalização.

O assunto é tema de painel “Entendendo a Qualidade da Água das Nascentes aos Recifes”, apresentado no 8º Fórum Mundial da Água.

Ouça a íntegra da entrevista no player abaixo:

Tags:  FMA2018

Criado em 21/03/2018 - 11:08

Mais do programa