Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fórum Mundial da Água mostra jovens empreendedores pela conservação da água

Projeto implementado por alunos do Centro Educacional Agrourbano Ipê do Riacho Fundo, região administrativa do DF, é apresentado no Fórum Mundial da Água

Revista Brasil

No AR em 21/03/2018 - 11:08

O projeto “Plantando Água, uma atuação na microbacia do Ipê”, do Centro Educacional Agrourbano Ipê, do Riacho Fundo (DF), foi um dos finalistas do Prêmio ANA 2017. O coordenador do projeto, professor Leonardo Hatano, foi um dos convidados do Revista Brasil e falou sobre o projeto e como foi a participação dos alunos para o sucesso do projeto.

O professor explicou que o projeto levantou alguns problemas relacionados à àgua na região da microbacia do Ipê e definiu quatro linhas de atuação: água, educação ambiental, saneamento e a parte sócio ambiental. Foram realizadas diversas ações no Centro Educacional Agrourbano Ipê e no seu entorno. Na região há uma área de proteção ambiental com duas nascentes que são afluentes do Lago Paranoá. Ações de captação de água da chuva e de reutilização de água foram implantadas pelo projeto que também criou uma agrofloresta na escola com o plantio de árvores, o que permite a recarga do lencol freático e impede o escoamento superficial da água.

Os alunos do ensino médio foram os mais atuantes, mas o projeto envolveu toda a comunidade escolar, desde o ensino fundamental, séries iniciais, até o ensino médio. Além disso, as famílias dos alunos também foram impactadas pelas atividades.
A iniciativa será apresentada no painel "Inovação de Jovens Empreendedores pela Água" no 8º Fórum Mundial da Água.

Ouça no player abaixo:

 

Tags:  FMA2018

Criado em 21/03/2018 - 11:53

Mais do programa