Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça histórias dos 60 anos da Bossa-Nova

Especialista em MPB, o jornalista, radialista, pesquisador, historiador e compositor Osmar Frazão destaca os artistas e as músicas do gênero musical

Revista Brasil

No AR em 10/07/2018 - 12:14

Nos Anos 50 e 60, a Música Popular Brasileira (MPB), passou por diversas transformações com o surgimento da juventude que mudou os rumos da música brasileira e então surgiu a Bossa Nova, com uma gama de artistas que inundaram a MPB com canções belíssimas e letras inesquecíveis.

O jornalista, radialista, pesquisador, historiador, compositor e especialista em MPB,  Osmar Frazão, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, afirma ainda que apenas o samba tem segurado a riqueza da música no país. Ele lembra também que o Beco das Garrafas, em Copacabana – um local de destaque da Bossa Nova – está sendo reativado atualmente.

"A música passava por mudanças, mas a guinada veio mesmo quanto o piano do Tom Jobim e as letras do Vinícius de Moraes encontraram, vamos dizer assim, com o violão do João Gilberto. Elas se encontraram exatamente ali. Foi o nascer da Bossa Nova com a Elizeth Cardoso interpretando canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes num LP intitulado Canção do Amor Demais", explica.

 

Osmar Frazão destaca uma geração de artistas como Lúcio Alves, Leni Andrade, Peri Ribeiro, Carlinhos Lyra, Dóris Monteiro, Silvinha Teles, Nílton Mendonça, Roberto Menescal, Wanda Sá, Baden Powell, entre outros e músicas como Desafinado, Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Retrato em Branco e Preto.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 10/07/2018 - 12:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa