Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Batalhão Ambiental captura jiboia que fugiu de apartamento em Brasília

Após cinco dias a cobra que fugiu do 28º andar foi encontrada no térreo do edifício e passa por avaliação antes de ser devolvida à natureza

Revista Brasil

No AR em 16/10/2018 - 12:21

O âncora Valter Lima entrevistou no programa Revista Brasil o comandante da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, major Souza Júnior. O assunto foi a operação que durou cinco dias para capturar uma jiboia que fugiu de seu dono, deixando assustado os moradores de um prédio residencial em Águas Claras, bairro de Brasília.

A cobra vivia como animal de estimação em apartamento situado no 28º andar e acabou indo parar no 23º andar, assustando uma jovem que deu o alarme. Enquanto não era encontrada, os policiais orientaram os moradores e porteiros do prédio para que não ficassem assustados e soubessem como agir no caso de se deparar com a serpente. "Houve uma cooperação muito grande entre a Polícia Militar Ambiental e a população", contou o militar.

O animal, capturado nesta segunda-feira, foi levado para o Batalhão Ambiental e, na sequência, conduzido para avaliação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que é um órgão do Ibama. Por se tratar de uma cobra de estimação, faz-se necessário um período de ambientação, quando será avaliado se é o caso devolver o animal à natureza ou entregá-lo ao zoológico.

O importante, destacou o major Souza Júnior, foi manter a tranquilidade dos moradores, a integridade do animal e de seu então dono. "Conseguimos chegar ao objetivo principal que era resgatar o animal vivo e reestabelecer a ordem no local", comemorou. O major alertou ainda sobre o risco de se manter em casa uma cobra: "qualquer pessoa que deseja criar animal silvestre deve legalizar o animal em órgãos compententes".

Ouça a entrevista na íntegra:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 16/10/2018 - 12:37

Mais do programa